Cinethesia
Cinethesia

A partir de novembro, o Cine Joia irá retomar a áurea de cinema dos anos 1950 com o projeto Cinesthesia, que explora a ideia de cinema expandido, que usa os recursos de uma casa de shows para potencializar o filme projetado. A estreia acontece no dia 09 de novembro com dois clássicos filmes de terror dos anos 1970: "O Massacre da Serra Elétrica" (1974), do diretor Tobe Hooper, que apesar de ter sido produzido com baixo orçamento, é considerado um dos maiores e mais importantes filmes do gênero; e "O Exorcista" (1973), dirigido por William Friedklin, baseado no livro homônimo do roteirista William Peter Blatty.

O projeto acontecerá uma vez por mês, aos domingos, com a exibição de dois filmes de gênero de cultura pop e, entre uma exibição e outra, uma banda ao vivo que tenha o perfil do gênero da noite. A casa abrirá sempre às 18h e a primeira sessão acontecerá às 18h30. Os frequentadores terão direito a pipoca à noite inteira e uma cerveja grátis pelo valor de R$ 40,00. Além disso, as projeções do famoso mapping 3D do Cine Joia irão dialogar com o filme em cores, imagens e diferentes elementos sensoriais, e é daí que vem o nome para o projeto. A ideia é dirigir os filmes como se dirige um grande show, lançando mão dos recursos de uma casa de shows para tanto.

"A ideia do Cinesthesia é levar para os amantes de cinema uma nova maneira de fruir os seus filmes prediletos. É conseguir entreter o público apresentando uma experiência sensorial que faça o filme vazar da tela do cinema, tentar fazer com que os fãs vejam pela primeira vez filmes que viram 100 vezes", afirma Facundo Guerra, sócio do Cine Joia. Para a concepção do projeto, o empresário viajou para Londres e fez uma via sacra de conhecer 32 salas de cinemas independentes ao longo de 10 dias. Dessa experiência, Facundo Guerra conheceu diferentes projetos de salas de cinema, desde telas em rooftop até cinema que flutua dentro de um pequeno barco.

Não haverá cadeiras durante as sessões, mas o público poderá sentar em alguns puffs que estarão espalhados pela casa de shows. Para este evento, serão vendidos apenas 300 ingressos.

Sobre os filmes
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
Ficha técnica: EUA / 83 min / Direção: Tobe Hooper / Roteiro: Kim Henkel, Tobe Hooper / Produção: Tobe Hooper, Jay Parsley (Produtor Executivo), Kim Henkel, Richard Saenz (Produtores Associados) / Elenco: Marilyn Burns, Gunnar Hansen, Edwin Neal, Allen Danziger
Sinopse: cinco amigos viajam de carro para uma pequena cidade do Texas para visitar o avô e, no caminho, são atacados por uma família de canibais, cujo filho é Leatherface, que utiliza uma serra elétrica para matar pessoas.

O Exorcista (1973)
Ficha técnica: EUA / 122 min / Direção: William Friedkin / Roteiro: William Peter Blatty / Produção: William Peter Blaty, Noel Marshall e David Salven (Produtores Executivos) / Elenco: Ellen Burstyn, Max Von Sydow, Linda Blair, Jason Mille, Lee J. Cobb
Sinopse: o filme conta a história de uma menina filha de uma atriz de Hollywood que fica possuída por um antigo demônio chamado Pazuzu e, após a negativa de todos os testes médicos e psicológicos, a mãe pede ajuda a dois padres para expulsarem o cramunhão e salvarem sua filha.

Sobre a banda
Zumbis do Espaço: três amigos que eram fãs de filme de terror, livros e quadrinhos de ficção, Tor (vocal), Zumbilly (bateria) e Gargoyle (baixo), tiveram a ideia de montar uma banda com a temática de terror e letras em português. Cromo, guitarrista e amigo de longa data, chegou mais tarde para somar ao trio e criarem o estilo musical que chamam de "Horror Rock".

Com quase 20 anos de estrada, diferentes formações e 28 lançamentos entre demo, EP e discos, a banda segue mantendo uma agenda de shows agitada e levando ao público um estilo musical pesado que mescla punk rock, metal, música country e rockabilly/ psychobilly.

Programação de estreia
Data: 09/11/2014
Abertura da casa: 18h
O Massacre da Serra Elétrica: 19h20
Banda Zumbi do Espaço: shows após o término do filme
O Exorcista: 21.30h
Ingressos esgotados